![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6ZwrKUIDpeD-s98IoxOwbdYncHkEBuWsu7K9DAAMgljyP9Dxyg2zbTKujJmExfbh1eZDmvvw95RO1HK8O4IAGG-y821rqO-H_324lVMHrIVAjk-LrbHkqtvXSSDgxxjP0QH9CDAHPt5s/s200/5212541.jpg)
Decorreu no final de Maio o resultado de um extenso trabalho desenvolvido pela Associação da Guiné e que foi amplamente divulgado o chamado “Mega Encontro” da Lusófonia.
Idríça, líder da massa associativa da Guiné em Londres pretende com os 50 associados da sua associação captar a atenção de mais um milhar de guineenses que vivem em Londres.
A primeira parte do seu discurso aponta para unir primeiro os guineenses e depois a comunidade lusófona.
Destaca o ensino do crioulo como fundamental para passar aos filhos nascidos em Inglaterra a “verdadeira lógica” da cultura africana.
Ajudar a Guiné está também nos planos de Idriça que estabeleceu já contacto com o Primeiro Ministro da Guiné no sentido de abrir canais ao envio de material para ajudar.
No topo das preocupações, Idríça fala em livros escolares, camas hospitalares e “computadores mesmo em secon hand para ajudar a polícia.”.
O facto de a Guiné não possuir representação diplomática em Londres dificulta a vida dos guineenses em diversos sentidos. Idríça fala em nome de todos os guineenses dizendo que estão tristes por aquilo que se tem passado com a Guiné (falta de estabilidade política) mas também estão confiantes de que a Guiné irá ultrapassar os seus problemas.
O evento, teve a colaboração de vários tipos de expressão cultural e o próprio Cultural (Grupo desportivo e Cultural Português) participou com o seu tradicional folclore da Madeira.
Na plateia alguns rostos conhecidos deste panorama da língua portuguesa e no final um repasto com a também tradicional amizade e hospitalidade do povo africano.
Na redação, continuamos a acompanhar diveros projectos de pessoas e estruturas que pretendem unir a actividade associativa tendo um discurso comum ou aproximado e de participação nos mesmos eventos.
Apesar de ter sido um Encontro com nota muito positiva o volume de comparências não excedeu as expectativas. O PaLOP News sabe no entanto que estão agendadas novas iniciativas e “água mole em pedra dura...”
Sem comentários:
Enviar um comentário