Seja bem-vindo ao Blog do Palop News

Aqui vai encontrar informação sobre tudo o que fazemos e até do que não fazemos; alguém faz.
Mais do que leitura, informação onde o rigor e a verdade são a monarquia local.
Palop connosco.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Camden recebe África Lusófona

O mítico lugar de Camdentown recebe no dia 10 de Dezembro o Camden Black History Season que conta também com a participação da Angolan Cultural Foundation.
A iniciativa conta com desfile de trajes tradicionais, musica e dança, exposição de pintura, poesia, documentários de vídeo e gastronomia.
O evento terá a cobertura do PaLOP News.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

ASSÉDIO SEXUAL - O debate

Decorreu no Just in Case, em Oval (Sul de Londres) o debate "Assédio Sexual - Uma ferramenta sob pressão.
O debate, moderado pelo jornalista Alcino Francisco do da redação do PaLOP News teve na mesa de trabalhos quatro especialistas que responderam a questões pertinentes que assaltam a dúvida de quem vive no Reino Unido e se confronta com uma legislação algo diferente do resto da Europa.
A elevada mistura racial e o passivo que a metrópole londrina tem com esta questão, foram pontos de partida para as respostas da advogada Isabella Cannel do escritório Nabas Legal, do Médico Justino Monteiro, da socióloga Filomena Varela e o psicólogo João Botas.
O fenómeno trouxe à discussão o direito de igualdade dos sexos à reação ao assédio bem como a proteção à mulher, nomeadamente nas situações de assédio no trabalho.
Nas três formas de assédio sexual que a Lei prevê, foi possível identificar os vazios em que a má fé pode fazer valer a condenação inocente mas trouxe també à tona a vitimização da mulher nesta questão.
Num debate em que o público foi convidado a intervir, as consclusões ficam para a história de quem assistiu ao primeiro debate de jornalismo espectáculo levado a efeito em português em Londres com o apoio da Revista Ponte.
este debate encerrou o processo de cinco meses de trabalho do PaLOP News sobre esta questão e visou esclarecer os convidados presentes.

A NÃO PERDER

O Ensemble Disquiet vai apresentar um espectáculo no próximo dia 26 de novembro a não perder.
Composto por um conjunto de jovens portugueses a concluir os seus mestrados e doutoramentos em Londres, este grupo de artistas que está ao nível dos melhores do Mundo vocaciona-se para a divulgação da musica erudita portuguesa no Reino Unido.
O PaLOP News associa o seu logotipo a este evento recomendando vivamente que não perca um dos melhores espactáculos produzidos por portugueses em Londres.
Esta iniciativa surge como uma resposta natural ao já elevado número de músicos portugueses a realizarem pós-graduações nas diversas instituições de ensino, para os quais é fundamental a existência de um projecto desta natureza como forma de mostrar o seu trabalho.
O Ensemble Disquiet assenta numa estrutura de formação variável composta por um núcleo duro de talentosos e dinâmicos jovens intérpretes.
Se pensa que já viu tudo no mundo da musica, atreva-se e venha assistir a um espectáculo único e que tão cedo poderá não se repetir.


ENSEMBLE DISQUIET
Concert
26 November 2010
Ritzy Cinema, Brixton Multi Storey Car Park
Popes Road,
Brixton SW9 7QD (Frente à Town Hall de Brixton a 100 metros da estação de metro)
8:30pm

Portuguese Music and Poetry
Guest artists: Alexandre Guedes de Sousa, Catarina Trota e Linda Valadas.

Ensemble Disquiet promotional video www.youtube.com/watch?v=wpOQkNjhZ8w
Booking tickets: 020 7326 2615 (Ritzy Cinema)
Tickets: £5,00

Contact: Luís Soldado 07922490422

FEIRA DE NEGÓCIOS

De 30 de novembro a 1 de dezembro, decorre no Earls Court2 o certame Business Start Up. Esta exposição é bianual e rápidamente conquistou o respeito dos empresários e do público em geral que este ano vai reunir centenas de expositores e onde vão decorrer diversos seminários e workshops.
Uma das empresas de Língua Portuguesa a estar presente é a Nabas Legal, escritório de advogados da conhecida advogada brasileira Vitória Nabas que vai apresentar soluções para a abordagem aos mercados da América Latina. Este seminário terá lugar no dia 1 de dezembro, pelas 14.h15 no Hall 7.
Será uma oportunidade para desenvolver ideias e colher informação para projectos de ordem empresarial relacionados com estes mercados.
Para conseguir o seu ingresso grátis, por favor visite o link http://tickets.prysmgroup.co.uk/bstartup/38/

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Tese de homicídio ganha forma

A morte do angolano que ocorreu por altura da sua deportação no incidente registado no aerporto de Heatrow começa a ganhar contornos que levantam suspeitas.
A sociedade angolana em Londres mobiliza-se para uma marcha em 12 de Novembro ás 10.30pm com início na porta da Embaixada de Angola e que termina com a entrega a Theresa May do Ministério do Interior uma carta a chamar a atenção para o problema da violência exercida.
Trabalhos publicados pelo The Guardian, incluindo vídeos no site demonstram claramente que o respeito pelo ser humano pode estar em dúvida.
Tanto quanto foi possível apurar pelo PaLOP News, os agentes da G4S, empresa privada contratada pelo Home Office encontram-se já sob caução e são diversas as autoridades inglesas que estão a investigar o assunto.
o PaLOp news tem conhecimento de um facto que se relaciona com uma discoteca, havendo porém duas versões a circular não esclarecendo se se trata de um desacato numa discoteca no Reino Unido ou em Luanda antes deste cidadão vir viver para Londres.
Uma outra versão não confirmada, dá como possível que Jimmy Mubenga possa não ser natural de Angola mas que seja um cidadão que possui a documentação angolana para efeitos de asilo político, condição em que se encontram muitos cidadãos angolanos em função do clima de guerra que o País viveu durante mais de 30 anos.
O caso tem vindo a mobilizar a sociedade que parece pouco receptiva a permanecer sem explicações para o que aconteceu. "Se tivesse sido o inverso seria um caso internacional" - refere ao PaLOP News um angolano a residir em Londres.
A Embaixada de Angola aguarda que os resultados sejam divulgados pelos canais oficiais para se
pronunciar. Os vídeos exibidos no site do The Guardian e os testemunhos gravados deixam contudo os agentes numa posição pouco confortável já que não será fácil explicar como é que 3 homens com mais de 100 kilos cada um se sentam em cima do homem que se vê na fotografia.
O PaLOP News vai continuar a acompanhar este caso.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aos Amigos de Peixe

A primeira vez que estive presente num jantar dos Amigos de Peixe, convidou-me Augusto Nunes. Recordo-me que quando fui apresentado ao Carlos Dinis, penso que também ele se recorde, me ter mostrado uma pasta que todos os membros conhecem e que viaja debaixo do braço do tesoureiro que também nos convoca. Creio que de cor branca.
Mostrou-me listas infindáveis de ofertas e toda uma papelada cheia de contabilidade. Para um homem de letras, é como o fugir do diabo da Cruz. Não me passou despercebido que o Carlos Dinis me deixou sózinho com a pasta e eu pude desfolha-la, sem entender nada do que lá estava escrito. Desfolhei-a e não li uma única linha.
Não discuto se as caridades prestadas podem ou devem ser discutidas mas discuto que isso seja feito na praça pública.
Escolhi pertencer aos Amigos de Peixe porque de alguma forma me senti em casa. Com todas as tricas e dicas nunca fui para um jantar dos Amigos de Peixe com fato de trabalho. Posso aproveitar uma foto ou outra, um momento ou outro ou até um restaurante de um anunciante e é elegante da minha parte fazer o boneco no jornal. O pano caiu na nódoa.
Não acredito que eu seja a única pessoa a chegar ao Carlos Dinis e a fazer perguntas pelas contas e ter como resposta um "quem não deve, não teme". Foi a atitude do Carlos Dinis que me convenceu que eu estava em casa.
Escrevo muitas coisas que não assino. Mas esta eu assino.
Alcino G. Francisco